Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
LINN, Marcia C.; GERARD, Elizabeth y SATO, Mie Elissa. Open-source online science inquiry materials: building a community. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.07-26. ISSN 1984-7114.
Neste artigo buscamos elucidar nossa experiência na condução do TELS (Technology-Enhanced Learning in Science), que busca promover a aprendizagem do pensamento científi co (inquiry learning) em estudantes a partir de 10 anos até o nível universitário. O TELS é apoiado por um ambiente acessível via Internet chamado WISE (Web-based Inquiry Science Environment), o qual possui um acervo de atividades de aprendizagem em diversos idiomas. Detalhamos os fundamentos que nortearam a construção do ambiente e exemplificamos algumas unidades de estudo que consideramos representativos ligados a temas como o Clima Global, Mitose das Células e Reações químicas que estão disponíveis no WISE. No artigo detalhamos o conceito de integração de conhecimentos que julgamos ser um elemento chave para o desenvolvimento do pensamento científico. Atualmente o programa TELS atende a centenas de professores, pesquisadores e criadores de conteúdo, bem como dezenas de milhares de estudantes.