Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
FAVERO, Altair Alberto y CENTENARO, Junior Bufon. A PESQUISA DOCUMENTAL NAS INVESTIGAÇÕES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: POTENCIALIDADES E LIMITES. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.170-184. Epub 22-Ago-2019. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p170-184.
O artigo tem por escopo investigar as potencialidades e os limites da pesquisa documental ao se tratar desse tipo de instrumento metodológico em políticas educacionais. A partir de revisão de literatura de caráter exploratório hermenêutico sobre o tema, organizamos o ensaio da seguinte forma: i) inicialmente abordaremos a polissemia do conceito ‘pesquisa documental’, que produz ainda fortes discussões e divergências sobre a terminologia mais adequada a ser utilizada; ii) em seguida conceituaremos o objeto da pesquisa documental, para iii) estabelecer apontamentos específicos sobre o trabalho com documentos de política educacional; iv) na sequência apontaremos aspectos epistemológicos e teóricos intrínsecos à pesquisa com documentos, e por fim, v) indicaremos algumas notas conclusivas destacando potencialidades e limites do trabalho com fontes documentais.
Palabras clave : Investigação Documental; Epistemologia das Políticas; Pesquisa Qualitativa.