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Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
WOSNIAK, Cristiane. PRÁTICAS EDUCACIONAIS E NOVAS CORPOREIDADES DANÇANTES EM ESPAÇOS E TEMPOS DE MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.2, pp.428-450. Epub 01-Feb-2021. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p428-450.
Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre práticas educacionais, ancoradas nas competências docentes exigidas pela era da ubiquidade digital e inseridas no âmbito de um curso de formação de artistas-docentes de dança em uma instituição pública de ensino superior no Paraná. O objeto empírico da investigação é constituído pelo projeto avaliativo na disciplina “Crítica de Dança”, que integra a grade curricular do referido curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem metodológica de revisão bibliográfica associada a um estudo de caso do tipo exploratório. A reflexão aqui proposta fundamenta-se na teoria sociocultural de Vigotski, no conectivismo proposto por Siemens, nos pressupostos da educação para/na era digital de Pérez Gómez e Dede, bem como nas noções de educação ubíqua propostas por Santaella. Neste estudo, foi possível evidenciar a eclosão de novas corporeidades dançantes que emergem em contextos de (des)articulação digital, utilizando como parâmetro discursivo a criação de videodanças, elaboradas pelos alunos com o uso de seus smartphones. Como resultado, além da criação de videodanças, também foi possível observar que as mediações tecnológicas ubíquas alteram a maneira como nos relacionamos com as artes do corpo que, por sua vez, amplificam a linguagem da dança graças à disseminação em múltiplas telas digitais.
Palabras clave : Práticas Educacionais; Artes do Corpo; Mediação Tecnológica.