Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Psicologia da Educação
versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520
Resumen
WUO, Andrea Soares y LEAL, Daniela. PELA VOZ DO OUTRO: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA NA ESCOLA. Psic. da Ed. [online]. 2020, n.51, pp.51-62. Epub 20-Nov-2020. ISSN 2175-3520. https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p51-62.
O presente artigo teve por objetivo analisar o processo de construção social da diferença na escola, em especial da deficiência - diferença estigmatizada, inferiorizada e historicamente marginalizada - e os modos como a pessoa com deficiência vivencia a realidade escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola de ensino médio do município de Blumenau, utilizando-se, como técnica de produção dos dados, a observação do cotidiano escolar, a análise documental e entrevistas com uma gestora, uma professora e uma estudante cega. Com base no modelo social da deficiência e considerando a importância da participação das pessoas com deficiência na construção do conhecimento sobre sua realidade, os resultados buscaram evidenciar a narrativa e as perspectivas da estudante sobre sua trajetória escolar. Com isso, foi possível observar que os processos de inclusão/exclusão escolar dependem dos modos como os diferentes atores concebem e lidam com a deficiência que, por sua vez, constrói-se a partir das interações entre a estudante e os outros.
Palabras clave : Deficiência; Ensino médio; Escola; Inclusão; Educação especial.