Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Psicologia da Educação
versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520
Resumen
VERESOV, Nikolai. Metodologia de pesquisa histórico-cultural para o estudo do desenvolvimento infantil:. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.54, pp.96-106. Epub 30-Abr-2023. ISSN 2175-3520. https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp96-106.
Este artigo resume uma série de estudos sobre a metodologia de investigação histórico-cultural para o estudo do desenvolvimento infantil, que foi criada pelo autor ao desenvolver o método genético experimental de Vygotsky. Este artigo apresenta as principais características do método experimental-genético de Vygotsky e os principais princípios da metodologia de investigação genética histórico-cultural. O artigo apresenta vários exemplos de estudos experimentais do processo de desenvolvimento infantil na investigação contemporânea que mostram a metodologia de investigação histórico-cultural em ação. O artigo argumenta que esta metodologia é uma metodologia genética, uma vez que se concentra no processo de desenvolvimento, é uma metodologia de investigação, uma vez que permite formular novos tipos de questões de investigação e, finalmente, é uma metodologia histórico-cultural, uma vez que inclui o sistema de conceitos (ferramentas analíticas teóricas) e princípios de método de investigação (método experimental) que criam uma unidade coerente.
Palabras clave : Metodologia de investigação histórico-cultural; Desenvolvimento da criança; Método em Vygotsky.