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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
MIRANDA, Marinalva Silva y SOLTAU, Samuel Bueno. Contribuições de um estágio coletivo no projeto Conscientizar para a Vida. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.228, pp.445-453. ISSN 2176-6681.
No estágio, o futuro professor tem a oportunidade de integrar a experiência vivida e o conhecimento adquirido no curso de licenciatura. Os graduandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alfenas realizaram, no segundo semestre de 2008, um estágio organizado segundo o modelo reflexivo de formação profissional do professor, que considera o impacto dos saberes prévios. Os estagiários se organizaram em equipes para, em conjunto com os professores de uma escola estadual, executarem o projeto Conscientizar para a Vida. Na primeira etapa, os estagiários ministraram aulas teóricas e organizaram equipes de alunos para a execução de práticas relacionadas com o tema água. Na segunda etapa, apoiados pelos professores, os estagiários orientaram os alunos na execução de práticas na sala de aula. Na terceira, participaram de reuniões dos coordenadores pedagógicos com os professores. O estágio curricular deve permitir que o futuro professor se envolva com a rotina escolar e, assim, confronte os saberes gerados pelas experiências práticas.
Palabras clave : Estágio; Formação de Professores; Licenciatura em Ciências Biológicas.