Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
RESENDE, Anita Cristina Azevedo; QUEIROZ, Edna Mendonça Oliveira y FARIA, Gina Glaydes Guimarães. A dialética inclusão/exclusão na experiência do programa UFGInclui. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.120-134. ISSN 2176-6681.
Apresenta uma análise dos dados da pesquisa “As contas da dialética inclusão/exclusão: a experiência das cotas na UFG”, em desenvolvimento na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o objetivo de apreender as mediações e os processos implicados nessa dialética a partir da experiência dos alunos ingressantes em 2009 pelo Programa UFGInclui. A pesquisa revela tendências que apontam - pordentro do próprio grupo dos estudantes ingressantes pelo Programa UFGInclui - que a desigualdade socioeconômica e suas consequências se recolocam, acentuando-se e expressando novos patamares de exclusão. Assim, entre os “excluídos”, a exclusão se reproduz e a inclusão se efetiva de maneira desigual.
Palabras clave : Ações Afirmativas; Dialética Inclusão/Exclusão; Programa UFGInclui.