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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
AMARAL, Wagner Roberto y BAIBICH-FARIA, Tânia Maria. A presença dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná: trajetórias e pertencimentos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.235, pp.818-835. ISSN 2176-6681.
Analisa as trajetórias dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná, ingressantes pelo Vestibular dos Povos Indígenas. Demonstra que a permanência desses sujeitos no ensino superior somente se faz possível mediante a efetivação de um duplo pertencimento acadêmico e étnico-comunitário. Resultado de pesquisa realizada junto aos acadêmicos indígenas, reconhece o ineditismo da experiência paranaense iniciada nesta década e sinaliza sua consolidação por meio da efetiva atuação do Estado, das universidades públicas e das comunidades indígenas.
Palabras clave : Ensino Superior; Ações Afirmativas; Povos Indígenas.