Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
NAMEN, Anderson Amendoeira; BORGES, Sonia Xavier de Almeida y SADALA, Maria da Glória Schwab. Indicadores de qualidade do ensino fundamental: o uso das tecnologias de mineração de dados e de visões multidimensionais para apoio à análise e definição de políticas públicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.238, pp.677-700. ISSN 2176-6681.
O Ministério da Educação (MEC) possui bases de dados contendo milhões de registros de alunos, professores, diretores e escolas do ensino fundamental. Muitas vezes essas bases não são exploradas em toda a sua potencialidade, devido ao grande volume de dados envolvido e às dificuldades inerentes ao tratamento dessas informações. Este artigo apresenta o potencial de algumas tecnologias de descoberta de conhecimento aplicadas às bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São expostos os conceitos de visão multidimensional e de mineração de dados e apresentam-se as possibilidades de uso dessas ferramentas, que propiciam agilidade e facilidade na obtenção de indicadores de qualidade. São apresentados e discutidos alguns indicadores relacionados ao ensino da Língua Portuguesa, obtidos por intermédio das tecnologias mencionadas.
Palabras clave : Ensino Fundamental; Ensino de Língua Portuguesa; Sistemas de Apoio à Decisão.