Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
CARVALHO, Luciana Ramos Rodrigues de y OLIVEIRA, Francismara Neves de. Quando o jogo na escola é bem mais que jogo: possibilidades de intervenção pedagógica no jogo de regras Set Game. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.240, pp.431-455. ISSN 2176-6681.
Embasado no aporte da Epistemologia Genética, teve como objetivo identificar e analisar as implicações pedagógicas do jogo Set Game para alunos avaliados com dificuldades de aprendizagem e que frequentam a Sala de Apoio à Aprendizagem, um programa oficial do governo do Paraná. De natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo- interpretativo, o estudo ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina (PR). Dele participaram dez alunos frequentadores do programa no ano de 2012, em 18 encontros na modalidade de oficina. Os resultados indicaram a importância de oportunizar, por meio do jogo, a construção de processos cognitivos por alunos que frequentam programas de apoio à aprendizagem escolar.
Palabras clave : Educação; Jogo de Regras; Processos Cognitivos; Jean Piaget.