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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
KLEIN, Juliana Mottini y GUIZZO, Bianca Salazar. Problematizando representações docentes nos Cadernos de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.249, pp.311-331. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2763.
O artigo tem como principal objetivo problematizar as representações de professores alfabetizadores produzidas nos Cadernos de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, metodologicamente, é proposta uma análise cultural dos Cadernos de formação - ano um da área de linguagem - elaborados pela Secretaria de Educação Básica (SEB), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e publicados no ano de 2012. Como principal ferramenta teórica, utiliza-se o conceito de representação, entendido sob a perspectiva dos estudos culturais pós-estruturalistas. Os resultados mostram que as representações mais recorrentes se vinculavam a professores alfabetizadores reflexivos, por meio das quais os docentes são interpelados a refletir, avaliar e modificar suas práticas, objetivando a alfabetização de todos os alunos até os 8 anos de idade (principal propósito do programa). Ademais, apontam para a responsabilização imputada ao professor em relação aos resultados das aprendizagens de seus alunos.
Palabras clave : formação de professores; alfabetização; letramento; representação.