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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
SANTOS, Jorge Alejandro; PIOVEZANA, Leonel y NARSIZO, Ana Paula. Proposta de uma metodologia intercultural para uma pedagogia indígena: a experiência das licenciaturas interculturais indígenas com o povo kaingang. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.251, pp.189-204. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3423.
Este artigo apresenta a experiência das licenciaturas interculturais indígenas oferecidas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, dentro da terra indígena kaingang. Com base no experimento, propõe-se esboçar uma metodologia intercultural que possibilite pensar sobre uma pedagogia específica para a educação indígena na região. A experiência consiste no desenvolvimento de um programa para a formação de professores indígenas da etnia kaingang para escolas de educação infantil e ensino fundamental de suas comunidades. Embora o processo de formação tenha obtido resultados positivos ao conseguir formar um número significativo de professores, percebe-se a ausência de um conteúdo curricular e uma pedagogia específica e diferenciada para a educação indígena. Mediante essa percepção, surgiu a necessidade de propor uma metodologia intercultural específica que reúna e sistematize a experiência desses anos, a fim de delinear uma pedagogia adequada às necessidades das comunidades indígenas.
Palabras clave : educação; pedagogia; educação intercultural; escola indígena.