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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
LAVERDE, Albenise y OLIVEIRA, Cláudia Terezinha de Andrade. Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.258, pp.436-457. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4357.
Este trabalho está inserido no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção projetual e seu o papel como recurso pedagógico. Trata, mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnico-construtiva instituídos nas escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do País, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que essas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de Arquitetura localizadas em diferentes regiões do País, com entrevistas direcionadas aos principais atores que, atualmente, estão à frente da área estudada. Os dados obtidos possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos, além de questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas.
Palabras clave : ensino da tecnologia; espaços experimentais; experimentação construtiva.