Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Roteiro
versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
RIBEIRO, Elizabete Custódio da Silva y OLIVEIRA, Terezinha. História da educação na alta idade média: a igreja retratada nos livros didáticos. Roteiro. UNOESC [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.21-34. ISSN 2177-6059.
Neste trabalho, partindo do pressuposto de que é essencial à formação humana compreender, sem preconceitos, as diferentes formas de ser e de pensar as relações sociais ao longo da história, propõe-se realizar uma análise das informações encontradas em alguns livros didáticos de 6ª e 7ª séries no que se refere ao medievo, em especial, à Igreja, como instituição. O objetivo é refletir em que medida esses livros têm contribuído para um melhor entendimento desse período histórico e para a formação dos alunos do ensino fundamental. Tendo como fio condutor a própria História, serão utilizadas, além dos livros didáticos, fontes primárias e intérpretes do medievo. A Igreja, que em tais livros é apresentada como sinônimo de tirania que perdurou por toda a Idade Média, foi a responsável por nortear uma sociedade mergulhada no caos deixado pelo esfacelamento do Império Romano, tendo o mérito de salvaguardar o conhecimento. É por esse importante papel desempenhado nos primeiros séculos do medievo que essa instituição precisa ser conhecida.
Palabras clave : História da Educação; Idade Média; Igreja; Livro Didático.