Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Roteiro
versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
CORREA, Alessandra. Saberes docentes no ensino da estatística: a interdisciplinaridade como eixo mobilizador no ensino médio. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.365-384. ISSN 2177-6059.
Os saberes docentes, mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística, constituíram o objeto desta pesquisa. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. O procedimento analítico privilegiou a Análise Textual Discursiva, que se caracteriza como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes em suas práticas docentes, sendo a interdisciplinaridade um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística.
Palabras clave : Saberes Docentes; Ensino da Estatística; Ensino Médio; Interdisciplinaridade.