Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Roteiro
versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
VIEIRA, Nilceia y COCO, Valdete. Avaliação e qualidade: diferentes percursos na educação básica. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.127-148. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.2177‐6059-v40n1201501060006.
As questões envolvendo a avaliação e a qualidade continuam na centralidade das políticas educacionais brasileiras, e são também objeto de muitos trabalhos científicos. Este texto discute sobre as interlocuções da avaliação e da qualidade no contexto da Educação Básica (EB), demarcando as diferentes trajetórias entre as etapas que compõem esse nível de ensino. Consideram-se como aportes as produções acadêmicas e a legislação brasileira, bem como as articulações entre as temáticas na perspectiva de sua relevância para as políticas educacionais contemporâneas. Aponta-se, então, para a necessidade de um posicionamento dos diferentes atores sociais acerca dos processos de avaliação da qualidade, que precisam estar articulados às finalidades da educação.
Palabras clave : Avaliação; Qualidade; Educação Básica; Educação Infantil..