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Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
SOUZA, Rosa Fátima de y AVILA, Virgínia Pereira da Silva de. Para uma genealogia da escola primária rural: entre o espaço e a configuração pedagógica (São Paulo, 1889-1947). Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.293-309. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v40i2.7462.
Neste artigo problematiza-se a configuração da escola primária rural no Estado de São Paulo, no período de 1889 a 1947. Partindo do exame dos princípios de classificação adotados pelos órgãos da administração do ensino - nível de formação de professores, duração do curso primário, abrangência dos programas de ensino, localização das escolas e propostas pedagógicas -, discute-se no estudo sobre a produção da diferença entre a escola primária urbana e rural e a definição de propostas pedagógicas específicas que consolidaram uma identidade para as escolas rurais, muito além da localização espacial.
Palabras clave : História da Educação; Educação Rural; História da Educação Rural; Escola Primária Rural; Ensino Típico Rural.