Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
CASANOVA, Letícia Veiga y FERREIRA, Valéria Silva. A produção do conhecimento sobre a relação escola e família em 13 anos de ANPED. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.355-377. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v41i2.8549.
Neste artigo se objetivou analisar a produção do conhecimento acerca da relação escola e família a partir dos trabalhos comunicados nas reuniões anuais da ANPEd entre o período de 2000 e 2013. A coleta dos trabalhos aconteceu por meio da homepage do evento, em todos os Grupos de Trabalho (GT). Com um corpus de 44 trabalhos, a análise estabeleceu-se em dois momentos. O primeiro, agrupando os trabalhos por GT, o que possibilitou observar a área da Sociologia da Educação com quase metade dos trabalhos. O segundo momento desenvolveu-se a partir da leitu ra dos trabalhos e reconhecimento da questão central de cada um, levando a quatro categorias definidas a posteriori: interação, representações, políticas educacionais e práticas e perfis familiares.
Palabras clave : Relação família e Escola; Ensino Fundamental; Educação Infantil.