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Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
FLACH, Simone de Fátima y SAKATA, Kelly Letícia da Silva. Gestão democrática e participação na composição de conselhos municipais de educação no Paraná. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.543-562. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v42i3.15126.
A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, no presente texto tem-se como objetivo discutir o entendimento e a efetivação da gestão democrática em Conselhos Municipais de Educação no Paraná. Para tanto, apresentam-se discus sões a respeito da democracia e as possibilidades de sua efetivação na educação, a forma como a composição e o funcionamento de Conselhos Municipais de Educação colaboram (ou não) para a efetivação do princípio constitucional, e como esta ocorre em um dos municípios pesquisados. Ao final, considera-se que tanto a composição quanto a atuação dos órgãos colegiados são contraditórias, pois, ao mesmo tempo que possibilitam a participação de diferentes segmentos sociais, sofrem interferências políticas locais, as quais limitam a atuação coletiva.
Palabras clave : Gestão Democrática; Participação; Conselho Municipal de Educação.