Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
POSSA, Leandra Bôer y BRAGAMONTE, Patrícia Luciene de Albuquerque. Efeitos das políticas internacionais e a emergência do PNAIC - PACTO no Brasil. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.155-184. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13091.
No artigo busca-se mostrar alguns fios que tramam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Não apresentamos nem dizemos uma ver dade sobre ele, buscamos identificá-lo como efeito. Metodologicamente este estudo se utiliza da análise do discurso foucaultiano como meio de produzir argumentações a partir do procedimento de apropriação dos enunciados, que são tomados em suas condições de funcionamento, produzindo um sistema para os rituais da palavra e para os planos de apropriação social do discurso. Apresentamos, a partir da análise, uma síntese argumentativa: o PNAIC como um programa-efeito das políticas neoliberais em educação, movimentadas para desenvolvimento econômico e social do neolibera lismo projetado pelos organismos internacionais na educação.
Palabras clave : Políticas de Educação; Organismos Internacionais; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.