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Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
SELLER, Enrique Pastor y BASTIDA, Carla Grau. Serviço/trabalho social com meninos e meninas com necessidades educativas especiais na Espanha. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17554. Epub 14-Mayo-2019. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17554.
O artigo apresenta a realidade do Serviço/Trabalho Social na área educacional da Espanha no que diz respeito aos centros/serviços que os integram, as necessidades que atendem, as funções desempenhadas e as expectativas de futuro. Para atingir os objetivos planejados, foi realizada uma pesquisa empírica com metodologia mista (quantitativa e qualitativa), por meio de análise documental, aplicação de questionários e a realização de entrevistas individuais e coletivas com especialistas. Participaram da pesquisa um total de 30 profissionais do Serviço/Trabalho Social que desempenham suas atividades no campo educacional no sudeste da Espanha (municípios de Almería, Alicante e Múrcia). Os resultados alcançados nos permitem aproximar da realidade do Serviço/Trabalho Social, no campo educacional revelando um perfil profissional caracterizado pela feminização, com idade média entre 31 e 51 anos; os centros e serviços nos quais estes profissionais estão integrados são, em sua maioria, de dependência pública, principalmente as equipes de orientação educacional; atendem necessidades como evasão escolar, orientação familiar, atenção à diversidade e necessidades educacionais especiais; suas funções visam prevenir e abordar problemas individuais dos alunos, em relação ao contexto familiar e escolar; há uma escassa presença de assistentes sociais no sistema educacional, bem como a falta de reconhecimento dessa figura profissional na educação.
Palabras clave : Serviço/Trabalho social educativo; Função; Necessidades atendidas; Expectativas profissionais.