Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Roteiro
versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
OZGA, Jenny y ARNOTT, Margaret A.. Governando para além do PISA: conhecimento, redes e narrativas. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e21004. Epub 06-Dic-2019. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v44i3.21004.
A busca da OCDE por um novo conjunto de prescrições para governança da educação está expresso em seu projeto de Governança de Sistemas Educacionais Complexos (GSEC) que procura combinar a identificação de melhores práticas de organização de sistemas com narrativas especificas de equidade e qualidade baseadas em mensurações que criam uma “robusta base de evidencias” para a política. Este artigo analisa o conteúdo e a direção do GSEC, considera sua retomada na política na Escócia, especialmente como refletido no rescaldo do relatório da OECD 2015 sobre melhoramentos da educação naquele país e dos resultados do PISA 2016. O texto discute o conteúdo das recomendações, especialmente como relacionam com os conceitos chave de conhecimento, redes e narrativas, e suas tentativas de tradução para a política, e conclui identificando tensões no interior do projeto de governança da própria OCDE.
Palabras clave : Política; Conhecimento; Discurso; Narrativa..