Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
AZEVEDO, Maria Antonia Ramos y ANDRADE, Maria de Fátima R. de. O papel da interdisciplinaridade e a formação do professor: aspectos histórico-filosóficos. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.03, pp.206-213. ISSN 2177-6210.
O artigo apresenta reflexões sobre o conceito de interdisciplinaridade desde uma perspectiva histórico-filosófica, relacionando-a com a formação de professores. Tais reflexões foram construídas mediante uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, através da qual houve o entendimento de que a interdisciplinaridade pode ser compreendida como princípio epistemológico e como atitude metodológica, influenciando significativamente a formação do professor por meio de ações formativas interdisciplinares. A análise mostrou a importância da construção, em sala de aula, de um ambiente que potencialize práticas interdisciplinares e a necessidade de criação de um espaço escolar que institucionalize essas ações, ao possibilitarem novas formas de se pensar e criar conhecimentos. Com base nos resultados do estudo, pode-se afirmar a relevância de que os professores universitários formadores possam redimensionar o entendimento acerca do papel da interdisciplinaridade e que não busquem integrar conteúdos de forma alienada e justaposta, abrindo possibilidades para a criação de novos encaminhamentos teórico-práticos.
Palabras clave : Interdisciplinaridade; Formação de Professores; Princípio Epistemológico.