Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
ACHILLES, Helena Cláudia Soares. Gestão democrática: um estudo a partir das representações sociais de diretoras de escolas públicas municipais de São Leopoldo. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.03, pp.246-246. ISSN 2177-6210.
A pesquisa investiga as representações sociais de diretoras de escolas públicas sobre gestão democrática, focando os processos geradores dessas representações: a objetivação e a ancoragem. O marco teórico está alicerçado na concepção de representações sociais de Serge Moscovici. A LDB/96, o projeto político pedagógico e a experiência na gestão da escola são os marcos privilegiados de análise. A pesquisa, de desenho qualitativo, por meio do processo analítico organiza os resultados em três categorias: as ações - direitos de todos, decisões de poucos; as competências das diretoras: um jogo de leva e trás; as orientações externas: cumprir e fazer cumprir. A pesquisa indica que as diretoras objetivam o conceito de gestão democrática na maneira de fazer reuniões e ancoram esta forma de fazer através da promoção da participação. Este mecanismo pode estar sustentado na crença de que, nas reuniões, acontece a participação. Ancoram a gestão democrática ouvindo todos, compartilhando informações, estando presentes e abrindo caminhos a fim de conciliar os objetivos da escola com os da secretaria municipal de educação na organização da dinâmica e dos processos escolares. Representações que sustentam formas de sobreviver na função.
Palabras clave : Gestão Democrática; Representação Social; Políticas Educacionais.