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Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
ADAMS, Telmo; SCHUTZ, Vitor A.; STAUB, Gilmar y MENEZES, Janaína. Tecnologias digitais e educação: para qual desenvolvimento?. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.01, pp.57-65. ISSN 2177-6210.
O artigo tem como objetivo problematizar, no atual contexto de globalização, as relações entre três temas: educação, tecnologias digitais e desenvolvimento. Desde um horizonte histórico-crítico dialoga-se com autores das tecnologias de comunicação e informação em confronto com outros que trazem a tensão entre paradigma convencional e emergente e suas concepções de desenvolvimento. A metodologia consistiu na reflexão sobre o movimento sócio-histórico para identificar contradições e possíveis tendências no atual processo de globalização sob a influência decisiva das tecnologias digitais como componente potencializador de mediações educadoras e novos modos de cognição. Como resultados, o estudo aponta desafios e caminhos para uma educação crítica que passa pela desmistificação da pseudoneutralidade das tecnologias digitais. Indica-se a necessidade de uma educação que compreenda as tecnologias digitais como parte do espaço de disputa ideológica de visões de sociedade que se quer construir. Destacam-se as possibilidades de uma emancipação digital que implica trilhar o caminho de um paradigma emergente, colocando as tecnologias a serviço de um desenvolvimento solidário com sustentabilidade socioambiental.
Palabras clave : Tecnologias Digitais; Educação; Desenvolvimento; Formação de Professores; Emancipação Digital.