Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
BISPO, Joelma Gomes de Oliveira y SOARES, Sandra Regina. O papel da escola básica na formação inicial de professores: representações de docentes universitários. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.81-89. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.09.
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi conhecer as representações de professores de um curso de Pedagogia acerca da relação entre a teoria trabalhada na formação inicial de professores e a prática profissional. O estudo de natureza qualitativa contou com a participação de cinco sujeitos, docentes de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Os dados foram obtidos mediante a técnica da entrevista semiestruturada e foram tratados de acordo com a análise de conteúdo do tipo temática (Bardin, 1977). Dentre os principais achados, destacam-se a concepção de escola como espaço de mera experimentação da docência, portanto, de aplicação das teorias ensinadas na universidade, e a percepção de que a articulação entre o ensino e o contexto da prática profissional é responsabilidade específica do componente Pesquisa e Estágio.
Palabras clave : Formação Inicial; Relação teoria e Prática; Contexto Profissional.