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Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
CRUZ, Giseli Barreto da y BATALHA, Cecília Silvano. A didática e a docência no contexto da licenciatura em dança. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.288-297. Epub 17-Mayo-2019. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.06.
O artigo2 apresenta resultados de uma pesquisa com um grupo de estudantes concluintes de um curso de licenciatura em dança que buscou investigar o que prevalece como didática nos cursos de formação de professores. O estudo orientou-se pelos objetivos de analisar conhecimentos sobre a docência construídos por meio do estudo de didática por futuros professores, assim como as contribuições da formação em didática para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes. O quadro teórico foi construído a partir de três eixos conceituais: (i) sobre o ensino enquanto especificidade profissional docente, com base em Roldão; (ii) sobre a base de conhecimento profissional docente a partir do que propõem alguns autores, entre os quais Gauthier; (iii) sobre concepções de formação de professores segundo Cochran-Smith e Lytle. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário e foram realizados grupos de discussão. Três eixos de análise sumarizam os resultados, a saber: (i) O que se ensina em didática? (ii) Como se ensina em didática? (iii) Que nível de importância se atribui à interferência do professor formador? Os resultados apontam que o ensino de didática, embora pareça superar a tendência prescritiva, trata de temas importantes à compreensão do processo de ensino, porém, com pouco investimento no reconhecimento do ensino enquanto ação especializada e na necessidade de construção da base de conhecimento profissional docente, fazendo prevalecer uma formação para a prática, com ênfase aplicacionista.
Palabras clave : didática; formação de professores; licenciatura em dança.