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Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
LESSA, Bruno de Souza; SOUZA, Ana Clara Aparecida Alves de y CAREGNATO, Célia Elizabete. A educação moral em Emile Durkheim e as disputas contemporâneas em torno do sistema formal de ensino brasileiro. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.2, pp.242-256. Epub 30-Abr-2020. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.03.
Este ensaio tem como objetivo discorrer sobre o papel da educação para a construção da moral a partir de Emile Durkheim e os avanços conservadores orientados ao controle sobre o sistema formal de ensino. Compreende-se que os movimentos por educação conservadora, como denominaremos, lastreados por uma ideia hiperindividualizada e opaca de sujeito, desconstroem o paradigma educacional iluminista preconizado pelo mestre francês. Tais movimentos elaboram essa desconstrução, porém não sugerem claramente uma proposição sobre que tipo de indivíduo e sociedade emergiriam ao final da passagem pelo sistema. Essa articulação anti-propositiva e anti-moderna tem o potencial, em verdade, de conduzir a sociedade muito mais a um estado anômico do que para fazer emergir estruturas sociais mais coesas.
Palabras clave : Durkheim; Educação Moral; Moralidade; Escola Sem Partido.