Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Práxis Educacional
versión On-line ISSN 2178-2679
Resumen
BOLDT, Charlotte Marie Sáenz; BARBOSA, Lia Pinheiro y SALAZAR, Tania Cruz. PEDAGÓGICA DA SEMENTE DO MOVIMENTO ZAPATISTA: SEMEADURA E CRESCIMENTO DE UM SUJEITO POLÍTICO COLETIVO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.441-464. Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8492.
Este artigo teoriza o processo político-educativo-ético que vem do Zapatismo e que é implementado fora de seus territórios autônomos. Para nomeá-la, propomos a pedagogia no sentido multifacetado que o filósofo Enrique Dussel aponta, e nos propomos a chamá-la de pedagógica da semente porque é uma educação político-ética que é semeada e cresce através de vários encontros e intercâmbios interculturais. Esta pedagógica está tecendo uma subjetividade política coletiva que luta por uma vida digna em comum e potencial revolucionário. É parte de uma resistência sócio-histórica contínua aos sistemas e práticas de dominação humana; um movimento de movimentos que inclui e transcende lutas singulares. A pedagógica de semente que teorizamos aqui se baseia na práxis zapatista desde 1994 com o mundo exterior a partir de sua articulação específica de seu próprio processo de aprendizagem; ela procura integrar o que a modernidade cartesiana e a imposição colonial separaram: o conhecimento e as relações entre as comunidades humanas e a natureza da qual elas são parte integrante. Este artigo teoriza como esta pedagógica específica da semente zapatista propõe, pratica e avança as relações políticas, éticas, e sócio-ecológicas.
Palabras clave : Epistemologias e filosofias indígenas; Pedagógicas da libertação; Zapatismo..