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Revista Práxis Educacional
versión On-line ISSN 2178-2679
Resumen
VERAS, Kleyane Morais; CAVALCANTE, Maria Marina Dias; MENDONCA, Luciana de Oliveira Souza y CONDE, Ivo Batista. Pesquisas sobre as ciências da natureza na base nacional comum curricular: um mapa recente. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.346-364. Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8757.
O artigo apresenta os resultados de um mapeamento dos artigos científicos que focalizam a área das Ciências da Natureza na BNCC nas bases de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Google Acadêmico, no período de 2017 a 2021 (primeiro trimestre). Trata-se de pesquisa qualitativa, caracterizada como um balanço inventariante e descritivo. Nas buscas, 927 artigos científicos foram encontrados sobre a BNCC após a utilização de filtros e, desse conjunto, apenas 38 deles tiveram como foco a Ciências da Natureza. O balanço dessas produções indica um debate ainda emergente e em crescimento, tensionado por diferentes olhares e perspectivas acerca da BNCC, movimento, aliás, peculiar aos estudos no campo das políticas curriculares. Embora os artigos abordem a mesma área do conhecimento, se aprofundam em diferentes questões, sobressaindo-se temas ligados a prática, a educação científica, a saúde e aos elementos estruturantes do texto da BNCC nas diferentes versões. Os artigos que analisaram o processo de construção e as diferentes versões da BNCC apresentam como pontos de convergência a percepção de que a versão homologada desse documento oficial possui uma estrutura que está na contramão do esperado, pelos estudiosos da área, de uma formação em Ciências.
Palabras clave : Base Nacional Comum Curricular; Ciências da Natureza; Pesquisas.