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Conjectura: Filosofia e Educação
versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612
Resumen
ILARI, Blanco Ignacio. Significatividade e mundo nos escritos do joven Heidegger. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.15-45. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.15.
Heidegger foi um dos pensadores mais influentes do século passado. Muitas de suas contribuições conceituais têm sido aplicadas tanto às ciências humanas quanto às naturais. Dasein, ser-no-mundo, facticidade, sentido, cuidado, etc. são familiares a qualquer filósofo. Neste trabalho tento reconstruir duas das noções centrais do jovem Heidegger. Analiso parte do caminho que leva o jovem Heidegger às noções nucleares da grande obra de 1927: significatividade e mundo. Meu interesse é duplo: em primeiro lugar, buscar uma clarificação progressiva desses conceitos e, em segundo lugar, exibir (historicamente) a gênese de Ser e tempo. Animame a ideia (já confirmada) de que o modo de tratamento desses conceitos nesses anos (1919-1925) ilumina grande parte do pensamento heideggeriano e, com ele, do século XX.
Palabras clave : Heidegger; Significatividade; Mundo..