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Conjectura: Filosofia e Educação
versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612
Resumen
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Barreto y MUNIZ, Dinéa Maria Sobral. A construção do ponto de vista e a alteridade em textos produzidos por alunos do Ensino Médio. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.45-62. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n1.3.
Estudos desenvolvidos por pesquisadores da Linguística Textual, de viés sociocognitivo-interacionista, argumentam que a construção do ponto de vista relaciona-se intrinsecamente à produção dos referentes textuais (objetos de discurso sociocognitivamente elaborados). Noutros termos: os objetos de discurso são reveladores dos pontos de vista assumidos pelo enunciador. (Cortez; Koch, 2013). Com base nisso, analisamos o texto produzido por um estudante do Ensino Médio, durante a realização da Prova de Redação do Enem-2013. Por essa análise, objetivamos evidenciar como a construção de ponto de vista costuma se apoiar no diálogo do enunciador consigo mesmo, autodialogismo, e com outros enunciadores, heterodialogismo. Para tanto, destacamos as duas principais cadeias referenciais coesivas (Roncarati, 2010) presentes na produção textual em análise. Isso nos possibilita demonstrar que, para argumentar sobre “os efeitos da Lei Seca no Brasil”, o estudante produziu conteúdos referenciais que, além de serem responsáveis pela progressão textual, também são indiciadores dos pontos de vista construídos pelo enunciador em diálogo consigo mesmo e com outros enunciadores. Por essa razão, consideramos que, para construir opinião, o enunciador reformula o próprio dizer, ora por adaptações de sua própria voz, ora por influência de outros dizeres com os quais dialoga durante a atividade verbal. Assim sendo, o professor de Língua Portuguesa precisa estar atento aos modos de compreensão que seus alunos revelam quando produzem dizeres nas atividades realizadas em sala de aula, pois se faz imperativo assumir que os sentidos são sempre negociados, e que os sujeitos, quando focalizam um conteúdo assumindo-se como enunciadores de um dizer, manifestam, ao mesmo tempo, o dialogismo presente em toda ação de linguagem.
Palabras clave : Referentes Textuais; Intersubjetividade; Orientação Argumentativa.