Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Conjectura: Filosofia e Educação
versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612
Resumen
CESCON, Everaldo. A educação como produto e o trabalho docente. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019024. Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019024.
O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura desse nível de ensino, marcado pelo processo de mundialização do capital, pela ofensiva neoliberal pós-crise de 2008 e reestruturação produtiva, levando à ruína direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e do produtivismo nesse espaço, que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como: meritocracia, o cumprimento de metas, avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extrainstitucional.
Palabras clave : Trabalho docente; Educação como produto; Mercantilização.