Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Programas de melhoria da qualidade da alfabetização: leitura crítica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.263-269. ISSN 2178-5201.
Este texto problematiza as bases pedagógicas e conceituais do programa de formação de professores em Alfabetização e Linguagem dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental - o Próletramento - e discute o processo de redução dos conhecimentos escolares às habilidades básicas contidas na atual matriz de referência da avaliação da alfabetização e do letramento inicial da Provinha Brasil. Conclui que a redução do processo educativo nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental ao ensino de Matemática e Língua Portuguesa contribui para o esvaziamento dos currículos e que a redução dos conhecimentos da alfabetização e linguagem à leitura contraria o direito de expressão das crianças pequenas e não promove o desenvolvimento da qualidade da educação nacional.
Palabras clave : Escrita; Leitura; Formação; Testes.