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Acta Scientiarum. Education
versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
RODRIGUES, Maysa Gomes. Escolas italianas em Minas Gerais: organização, currículo e relações sociais. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.02, pp.255-265. ISSN 2178-5201.
RESUMO O objetivo deste artigo é discutir a organização das escolas italianas (particulares ou vinculadas a Associações Beneficentes) a partir de suas circunstâncias e de seus currículos. O fenômeno da imigração para Minas Gerais trouxe um grande contingente de imigrantes italianos que, entre outros feitos, criaram escolas em vários municípios mineiros. A nossa indagação é: quais elementos eram comuns e quais eram diferenciadores nas escolas italianas em Minas Gerais? Para respondê-la, analisamos fontes documentais, do período de 1899 a 1911, sobre a organização das seguintes escolas: escola italiana vinculada à Società Italiana de Belo Horizonte, a escola Regina Margherita e a escola Umberto Primo, em Juiz de Fora (sendo a última vinculada à Società Italiana Umberto Primo), a escola italiana Dante Alighieri, vinculada à Società Dante Alighieri de Ouro Fino e a escola Umberto Primo, em Nova Lima, também vinculada à Società Italiana desta cidade. Esse estudo contribui para o esclarecimento de proximidades e diferenciações sobre a organização das escolas italianas e, inevitavelmente, para a compreensão da escolarização dos imigrantes em Minas Gerais
Palabras clave : Escolas Italianas; Organização; Currículo.