Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira. Considerações sobre afetividade nas relações de ensino: as contribuições de Vigotski. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.391-399. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.24011.
Este artigo tem como objetivo apresentar conclusões de um estudo sobre a questão afetiva em uma perspectiva inter-relacional com a cognição, como uma mesma unidade, que é a vida psíquica humana, o que significa conceber que o afeto está presente e é constitutivo de toda e qualquer ação humana. Tem como base teórica os estudos realizados por L. S. Vigotski. Lançamos mão, ainda, das contribuições de alguns de seus comentadores ou interpretadores que tratam especificamente dessa temática. O texto faz parte dos fundamentos teóricos da Tese de Doutorado sobre essa problemática, em contexto empírico, de sala de aula, numa classe de educação de jovens e adultos.
Palabras clave : Afeto; Intelecto; Aprendizagem; Conhecimento.