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Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
ROCHA, Maria Zélia Borba. Expressões religiosas em escolas públicas: representações sociais ou ideologia?. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.3, pp.231-246. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.27281.
Pesquisa realizada entre 2010 e 2012 constatou a existência de expressões religiosas em 60,87% das escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal, abrangendo expressões religiosas materializadas na forma de gravuras, estátuas, grafites, rabiscos e cartazes. Expressões religiosas de autoria dos atores institucionais: professores, alunos, funcionários técnico-administrativos e gestores escolares. O método utilizado na pesquisa foi o indutivo com abordagem qualitativa. Adotaram-se três procedimentos: fotografar as representações; entrevistar gestores; realizar grupo de discussão com alunos. O artigo demonstra que o fenômeno insere-se no conflito estrutural do setor educacional brasileiro: ensino religioso versus laicidade e discute teoricamente se o fenômeno consiste em representações sociais ou ideologia.
Palabras clave : Representações Sociais; Ideologia; Religião; Ensino Médio; Escola Pública.