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Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
AQUINO, Julio Groppa y RITO, Marcelo. Do encontro da saúde com a educação: o escolanovismo e seus desdobramentos em debate. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.163-173. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.32688.
A presente investigação, apoiada em noções foucaultianas, tem como objetivo analisar os jogos discursivos sediados no encontro entre os campos da saúde e da pedagogia brasileiras a partir dos anos 1920, encontro este protagonizado, sobretudo, pelo escolanovismo. Para tanto, foram analisadas, no primeiro momento, algumas obras da coleção Bibliotheca de Educação a cargo de autores-chave do Movimento da Escola Nova, nas quais avulta o primado de que a cognição estaria subordinada a processos pertinentes à fisiologia cerebral. No segundo momento, procedeu-se à sondagem, num conjunto de periódicos educacionais contemporâneos, de estudos dedicados a criticar os vieses higienistas, ideológicos ou normativos supostamente inerentes ao escolanovismo, cujas análises mostraram-se cativas de uma abordagem denunciadora das relações de poder-saber ali vigentes, tendo estas, segundo os autores recenseados, gerado indefectíveis efeitos patologizantes às práticas escolares. À guisa de conclusão, aventouse um giro analítico capaz de pôr em xeque abordagens apoiadas nas noções apriorísticas de desenvolvimento, esclarecimento e representação, em favor de reflexões voltadas ao jogo ininterrupto entre processos de subjetivação e políticas de veridicção que demarcam a atualidade educacional.
Palabras clave : Escola Nova; Bibliotheca de Educação; Michel Foucault.