Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
COSTA, Dania Monteiro Vieira y GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Produção de textos e processo inicial de alfabetização. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.421-430. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.33115.
Este artigo objetiva analisar processos de produção de textos no início do ensino fundamental de nove anos com ênfase nos posicionamentos das crianças diante das propostas e dos destinatários escolhidos para seus textos. Reflete sobre as possibilidades de as crianças produzirem textos no início da alfabetização. Constitui-se em uma pesquisa qualitativa com enfoque sócio-histórico e utiliza, como técnica de produção de dados, proposições de produção de textos. Conclui que as crianças constroem seu discurso a partir dos seus interlocutores, anunciando a necessidade de a produção de textos se tornar elemento essencial do processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita na fase inicial de alfabetização.
Palabras clave : alfabetização; produção de textos; ensino fundamental; infância.