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Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
ALMEIDA, Wallace Carriço de y SANTOS, Edméa Oliveira dos. Reglus: uma proposta de prática pedagógica na cibercultura. Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e52872. Epub 01-Sep-2020. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52872.
O presente artigo é um recorte da tese de doutoramento, ainda em andamento denominada: ‘Fact-checking education: identificação, produção e combate de narrativas nas redes’, que pretende compreender o contexto da emergência das fake news e suas repercussões na sociedade, e na educação para desenvolver metodologias de pesquisa-formação em tempos de pós-verdade (Santaella, 2018). Apresentamos aqui uma discussão sobre a temática das fake news a partir de um repertório teórico-metodológico de pesquisa-formação na cibercultura e apresentamos o dispositivo de pesquisa Reglus como uma proposta de prática pedagógica na cibercultura. O campo da pesquisa é o cotidiano da disciplina de ‘Informática na Educação’ do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância pela UERJ/CEDERJ/UAB e essa opção se dá pela perspectiva de investigar como essa guerra de narrativas vem modificando as formas de atuação e formação docente e manifesta-se dos estudos dos fenômenos que emergem da cibercultura e suas apropriações pelos praticantes culturais, bem como a proposição de um diálogo entre a formação docente e as novas formas de socialização e aprendizagem contemporâneas.
Palabras clave : pesquisa-formação na cibercultura; fake news; app-learning.