Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
ALVES, Francisco Regis Vieira. Uma perspectiva sobre a aprendizagem e atividade do professor de matemática: um ponto de vista derivado da Didática Profissional (DP). Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e50397. Epub 01-Nov-2020. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.50397.
A atividade profissional desenvolvida no trabalho do professor não pode ser considerada hermeticamente como um conjunto de tarefas especializadas exigidas por uma escola. Por outro lado, quando observamos a atividade do professor, do ponto de vista cognitivista, um grande repertório de conhecimentos é desenvolvido e incorporado diante dos problemas complexos e inerentes ao exercício da atividade. Assim, no presente trabalho, de um ponto de vista oginado na Didática Profissional, apresentamos alguns elementos que nos permitem compreender a atividade e o aprendizado do professor de matemática diante da resolução de tarefas profissionais. Assim, a noção de situação de trabalho leva a uma polarização das atividades de modelagem destinadas ao ensino de matemática e à identificação de certas entidades teóricas, cuja natureza cognitiva revela uma compreensão do funcionamento da ação do professor, quer se trate da ação do professor iniciante em matemática ou professor experiente.
Palabras clave : aprendizagem; atividade; professor de matemática; didática profissional.