SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Educación, escuela y esfera pública en Jürgen OelkersLa educación feminista popular em uma perspectiva descolonial latinoamericana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ORRU, Sílvia Ester. Genius loci: ensaio sobre o lugar da Diferença na educação para todos. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e52072.  Epub 02-Ene-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52072.

Neste ensaio, a partir das contribuições da Filosofia da Diferença e da apropriação da ideia de genius loci, construímos o texto com o objetivo de indagarmos acerca do lugar da diferença na educação para todas as pessoas, tendo a diferença e a liberdade como valores humanos. Na Roma antiga, pensava-se que todo ser independente, dispunha de um espírito guardião. Um espírito que brindava vida às pessoas e aos lugares, e que os fazia companhia desde o nascimento até o dia final. Esse mesmo espírito também afirmava a natureza e a essência das pessoas e dos lugares. Este é o conceito de genius loci que acolhemos para este artigo. A presença singular do genius loci importa em acontecimento, movimento e autonomia. Os lugares são passíveis de transformações enquanto que o genius loci não se encontra condicionado a mudar do lugar ou desaparecer. No horizonte revolucionário e esperançoso dos que escolhem defender e lutar por uma educação libertadora, democrática e inclusiva para todas as pessoas, o ‘genius Diferença’ nos convida à resiliência e ao empoderamento de cada educador para que faça a diferença na constituição humana daqueles que chegam às suas mãos como seus aprendizes.

Palabras clave : diferença; diversidade; inclusão; educação inclusiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )