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Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
ARAUJO, Adéle Cristina Braga y RABELO, Josefa Jackline. A função social da arte e os desdobramentos na formação estética do ser social. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e58397. Epub 02-Ene-2023. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.58397.
O presente artigo tem como objetivo situar a função social da arte no entorno da formação estética do ser social. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica, na compreensão do legado estético lukacsiano. Destaca-se como fonte principal para o desenvolvimento do estudo a obra sistematizada por Georg Lukács: Estética: la peculiaridade de lo estético. O complexo da arte proporciona, nem que seja por um pequeno instante, uma elevação que ocasiona um encontro do indivíduo com o gênero humano. A discussão pauta-se sobre o processo formativo da arte. Apresenta-se como categoria principal de análise a catarse, com base na compreensão de que é na vida cotidiana que se extraem as sensações de captação dos seres sociais no mundo. É no desenvolvimento dos sentidos humanos que os seres sociais se fazem estéticos e se engrandecem enquanto gênero humano. Com efeito, de modo sucinto, as potencialidades de criar e fruir arte sob a lógica da sociabilidade capitalista são entendidas como dispersas, uma vez que o estado de exploração recusa a elevação de todos à riqueza espiritual e material da sociedade. Considera-se, ademais, a necessidade de conjeturar outra forma social que possibilite, ao conjunto da humanidade, condições humano-objetivas capazes de proporcionar momentos catárticos genuínos ao conjunto da humanidade.
Palabras clave : catarse; educação estética; gênero humano.