Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; BRITO, Renato de Oliveira; ARAUJO, Mylena Soares de y NEVES, Nasson Paulo Sales. Aprendizagem na cibercultura em aulas da pós-graduação utilizando ‘whatsaula’. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e52911. Epub 01-Oct-2022. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.52911.
Este artigo aborda o uso de dispositivos móveis no processo de aprendizagem. Mostra, a partir de uma atividade formativa, que o aplicativo de comunicação virtual whatsapp pode ser utilizado como potencializador nas aulas da pós-graduação, permitindo a troca de informações entre eles, envio de texto, vídeo, áudio e imagens, algo polivalente para o acesso do envolvimento dos pós-graduandos com o conhecimento formal, e entre eles e o docente (facilitador), de maneira dinâmica e inovadora, adotando esse recurso como estratégia de ensino em aulas extraclasse. Discute a interatividade numa proposta de sala de aula invertida ‘whatsaula’ (Alves, Porto, & Oliveira, 2019), compreendendo o debate de dois vídeos em vários momentos interativos numa disciplina da pós-graduação stricto sensu. Analisa as contribuições do whatsappcomo aplicativo de suporte para processos de aprendizagem e da ‘whatsaula’ como proposta pedagógica viável em contextos extraclasse.
Palabras clave : whatsapp; whatsaula; sala de aula interativa; práticas pedagógicas.