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Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
COSTA, Rúbia Darivanda da Silva y MALACARNE, Vilmar. Norte e Sul: as estratégias educacionais do Ensino Médio nos estados do Amazonas e do Paraná. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e64899. Epub 01-Mar-2024. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.64899.
O presente estudo apresenta análises dos Planos Educacionais do Estado (PEE) do Amazonas e do Paraná, a fim de conhecermos a realidade das estratégias recomendadas para a Educação Básica nesses dois estados brasileiros. A análise desses documentos promoveu o conhecimento acerca das demandas do processo educacional nesses estados, bem como a compreensão das metas e estratégias contidas nos planos estaduais que regem a educação. Embora os PEE apresentem vários pontos em comum, no que tange às estratégias para o fortalecimento do Ensino Médio, esses planos possuem também diferenças que refletem as particularidades do sistema educacional, territorial, econômico e regional de cada estado. Apesar dos esforços dispensados para o planejamento e elaboração de estratégias para alcançar as metas, tanto a nível nacional quanto estadual, o Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE) evidencia um retrocesso significativo na educação brasileira, visto que não somente a meta proposta para o Ensino Médio não foi alcançada, como também a maioria das metas estimadas para outros níveis e modalidade de ensino. Por fim, percebemos que este estudo ressalta diversos fatores que podem influenciar no processo educacional e que para atingir as metas indicadas nos PEEs é importante que as estratégias estejam de acordo com a realidade regional e local, assim como com o contexto em que os estudantes estão inseridos.
Palabras clave : Plano Estadual de Educação; Educação Básica; metas e estratégias.