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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
ALMEIDA, Cíntia Borges de; NEVES, Dimas Santana Souza y GONDRA, José Gonçalves. Ensino obrigatório: "prudente é esperar-se do tempo o preciso remédio". Hist. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.38, pp.125-147. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/S2236-34592012000200007.
Neste trabalho procuramos debater o tema da obrigatoriedade do ensino em Minas Gerais e Mato Grosso, províncias que procuraram normatizar essa medida desde a primeira metade do século 19. Com isso, ancoramos o estudo nas contribuições dos estudos comparados e na análise dos discursos dos relatórios dos presidentes de uma província do sudeste e uma do oeste do Brasil. Por se tratar do exame de uma medida de alcance global, voltada para as multiplicidades, a pesquisa buscou dialogar com a concepção de governamentalidade, considerando o tema da escola obrigatória como necessidade e urgência voltada para gestão e homogeneização da população.
Palabras clave : Obrigatoriedade do Ensino; Minas Gerais; Mato Grosso.