SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42La higienização de la escuela primaria portuguesa en el amanecer del siglo 20La educación cívica en españa: retrospectiva y perspectiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SILVA, Vivian Batista da  y  . Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870). Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.42, pp.93-113. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000100006.

O artigo que aqui se apresenta examina manuais e provas feitas pelos estudantes da Escola Normal de São Paulo nos anos de 1870. Isso significa perguntar quais temas, conteúdos e referências eram ensinados no início da docência e como esses saberes eram lidos, interpretados, citados, enfim, de que modo eram apropriados. Os livros e exames analisados são indícios exemplares do que se ensinava e do que se aprendia num curso ainda em consolidação. Os livros e as provas em pauta foram, em suma, produtos e produtores de uma institucionalização e formalização dos saberes do início do magistério, revestindo-se dos temas previstos para estudo na Escola Normal, dos modos como foram desenvolvidos e da maneira como foram selecionadas e mobilizadas as referências do curso.

Palabras clave : Pedagogical Guidebooks; Normal School; School Culture.

        · resumen en Español | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )