Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
SILVA, Vivian Batista da y . Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870). Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.42, pp.93-113. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/S2236-34592014000100006.
O artigo que aqui se apresenta examina manuais e provas feitas pelos estudantes da Escola Normal de São Paulo nos anos de 1870. Isso significa perguntar quais temas, conteúdos e referências eram ensinados no início da docência e como esses saberes eram lidos, interpretados, citados, enfim, de que modo eram apropriados. Os livros e exames analisados são indícios exemplares do que se ensinava e do que se aprendia num curso ainda em consolidação. Os livros e as provas em pauta foram, em suma, produtos e produtores de uma institucionalização e formalização dos saberes do início do magistério, revestindo-se dos temas previstos para estudo na Escola Normal, dos modos como foram desenvolvidos e da maneira como foram selecionadas e mobilizadas as referências do curso.
Palabras clave : Pedagogical Guidebooks; Normal School; School Culture.