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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
PINTO, Neuza Bertoni. Renovação dos programas de ensino de aritmética da escola primária em São Paulo e no Paraná, nos anos de 1930: um estudo histórico comparativo. Hist. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.44, pp.45-59. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/v18n44a4.
Com o objetivo de compreender idéias da Escola Nova nos discursos oficiais do Estado de São Paulo e Paraná, o estudo compara dois programas de Aritmética da escola primária, prescritos respectivamente em 1932 e 1934. O programa do Paraná guarda semelhança ao de São Paulo que, em 1934, adotara uma forma reduzida do programa de 1925. As análises mostram similaridades dos programas quanto a não incorporação do ensino globalizado. O diferencial no programa do Paraná são as recorrentes recomendações ao ensino intuitivo, prático e o uso das Cartas de Parker para a organização da tabuada. O horário anexo ao programa há espaço diário reservado para o cálculo oral, um indicativo da permanência da tradicional prática de memorização da tabuada.
Palabras clave : Ensino Primário; Aritmética; Programas de Ensino; Escola Nova.