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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
GIL, Natália de Lacerda y HAWAT, Joseane El. O tempo, a idade e a permanência na escola: um estudo a partir dos livros de matrícula (Rio Grande do Sul, 1895-1919). Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.46, pp.19-40. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/50877.
O presente artigo analisa um conjunto de livros de matrícula, produzidos no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1895 e 1919, buscando compreender, pelos dados de preenchimento e pelas categorias adotadas para a identificação dos inscritos, a trajetória escolar dos alunos, as idades de ingresso e frequência e o tempo de permanência na escola. Pretendeu-se articular as disposições dos decretos relativos à instrução pública com os registros na documentação estudada. Intencionou-se, também, em alguma medida, colaborar na reflexão sobre as potencialidades e os limites da escrituração escolar como fontes que podem contribuir para a compreensão de aspectos da prática escolar e a experiência dos alunos no período indicado.
Palabras clave : escrituração escolar; livros de matrícula; idade escolar.