Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
LORENZO, Manuel Ferraz. Um exemplo de renovação pedagógica nas ilhas canárias durante os anos 30: seguindo o rastro e desafios das Técnicas Freinet. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.157-175. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/64674.
Embora não possamos falar do movimento Freinet nas Ilhas Canárias durante o período da Segunda República, dev do que n o havia um grupo organizado e minimamente unificado que tornasse realidade as técnicas propostas pelo professor francês, podemos falar da existência de professores que, num âmbito particular, conheciam as propostas de Freinet sobre o uso da imprensa, texto livre, correspondência escolar, expressão livre e criativa, a organização cooperativa e parlamentar da sala de aula, etc. e tentaram aplicar aos seus alunos. O objetivo desse artigo é explicar o que aconteceu entre 1931 e 1939.
Palabras clave : Ilhas Canárias; Segunda República; Renovação Pedagógica; Técnicas Educacionais Freinet; Arturo Soriano.